home mapa do site contato
 
» EMPRESA
» SERVIÇOS
» AERONAVES
» LOGÍSTICA
» FALE CONOSCO

HOME » EMPRESA » ...

Notícias e Eventos

Gente que faz a Helimed

Inaugurando o espaço “Gente que Faz a Helimed”, convidamos o Comandante Antônio Carlos Mattos Almeida, Gaúcho de Triunfo, casado há 49 anos com Dona Neuza Zilah e pai da psicóloga, funcionária da Prefeitura de Belo Horizonte, Diva Rosana. Cmte. Mattos

O Comandante Mattos possui larga vivência na aviação, com mais de 15 mil horas voadas em diversos equipamentos tais como: Turboélices, Lear Jet Séries 20 e 30 e HS 125. Está na Helimed desde 1998, como comandante de King Air C-90 e Lear Jet 31 A, também desempenha a função de Chefe de Operações.

Comandante Mattos ou simplesmente o “Tchê” como é carinhosamente conhecido na Helimed falou um pouco de sua vida pessoal e profissional ao longo de seus 39 anos de aviador.

Tudo começou no Aeroclube do Rio Grande do sul em 1969, voando PT 19 e “Paulistinha” foi quando o sonho de se tornar um piloto começou a se desenhar. Habilitado como Piloto Privado, logo buscou a ascensão profissional se tornando piloto comercial naquele mesmo ano em Porto Alegre/RS, começando a sua carreira profissional voando um Cessna Skylane na SUDESUL, autarquia federal. Em 1970, ingressou no mercado de táxi aéreo na empresa Farroupilha Táxi Aéreo onde voava equipamentos como Navajo, Comanche e Twin Comanche.

A carreira continuou na Unisul Táxi Aéreo voando Cessna 310 e 402. Logo em seguida, ainda no início dos anos 70 foi convidado a ser piloto do equipamento Navajo, no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o então Governador Sinval Guazelli. Após a experiência no estado o Comandante Mattos se transferiu para a Tasul voltando a voar o Twin Comanche. Nesta mesma época ingressou na aviação executiva voando Piper Sêneca e Cessna 310.

Em 1974 habilitou-se como P.L.A. (Piloto de Linha Aérea), migrou para São Paulo indo voar na aviação comercial, na TAM Linhas Aéreas, onde pilotava Cessna 402 e Bandeirante, lá permaneceu até 1981 quando foi convidado a voar o Bandeirante da CESP (Companhia Elétrica de São Paulo), trabalhou até 1984 nesta empresa, quando retornou ao mercado de táxi aéreo agora na Trans Ar pilotando Turbo Commander e Mitsubishi.

Retornou a aviação executiva, especificamente no Banco Bandeirantes, em 1985 como comandante de Xingu, Lear Jet e HS 125, vindo residir em Belo Horizonte onde trabalhou também na indústria de Cimentos Cauê como comandante de um Lear Jet 24. Em 1991 ingressou na Líder aviação sendo habilitado a operar todos os modelos da série 20 da Lear Jet. No mesmo ano se transferiu para a ABC Táxi Aéreo onde foi comandante de Xingu e Lear 35.

Ingressou na Helimed em 1998 e permanece até hoje, dividindo a sua experiência de quase quarenta anos em aviação com os experientes e jovens tripulantes da empresa.

Segundo o Comandante Mattos a aviação só lhe trouxe coisas boas, não se lembrando ele de nenhum momento que não tenha sido positivo, mesmo com as prolongadas ausências do lar em detrimento às viagens a trabalho, valeu à pena cada hora voada. Como mensagem ele apenas diz:

“Não gosto e nem sei falar de mim mesmo.
Prefiro que as pessoas que me rodeiam me percebam”
.

[voltar]

 

Todos os direitos reservados ® Helimed 2008