home mapa do site contato
 
» EMPRESA
» SERVIÇOS
» AERONAVES
» LOGÍSTICA
» FALE CONOSCO

HOME » EMPRESA » ...

Notícias e Eventos

Helimed e o Rally dos Sertões

Desbravando o Brasil, o Rally dos Sertões completou neste ano 16 edições. A competição, considerada a maior da América Latina, não se compara às suas primeiras provas, no início da década de 90.

Em sua primeira edição, em 1992, o ponto de partida do Sertões foi na cidade paulista de Campos do Jordão, com destino ao Rio Grande do Norte, na capital Natal, totalizando 3.500 quilômetros. Somente 34 pilotos participaram da competição que apenas tinha uma modalidademapa, motos.

A cada ano, o trajeto da prova contava uma história da cultura brasileira, marcando cada cidade em que passavam os veículos. No primeiro ano, o caminho abordou uma parte da vida de Luiz Gonzaga, ao passar por sua cidade-natal, Exu (PE) e pela cidade de Asa Branca (PE), uma das maiores obras do cantor. Entre os temas escolhidos para ‘nomear’ o rali, foram escolhidos: o livro de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas; a Coluna Prestes e Virgulino Ferreira, o Lampião.

Com o passar dos anos, o Rally dos Sertões cresceu e, em 1995, foi reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A prova já era considerada um grande evento e já constava no calendário esportivo do país. O mesmo ano foi a estréia dos veículos 4x4. No ano seguinte, estrangeiros participaram da prova e ganhou notoriedade mundial. Não precisou de muito tempo para a competição ter a cara do que é nos dias de hoje. No ano 2000 foi adicionada a modalidade de caminhões e, em 2001, a duração do rali, que era de 14 dias, passou para 10.

O apoio da organização e da mídia fez com que o Rally dos Sertões não passasse apenas por uma competição esportiva off-road. O evento mesclou ações ecológicas com sociais, contribuindo para o desenvolvimento de um país ainda desconhecido pela maioria dos brasileiros.

Em 2008, o Rally dos Sertões passou a contar como uma das etapas do Mundial Cross-Country da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para carros e caminhões. A prova teve como ponto de partida a cidade de Goiânia (GO) e o destino foi Natal (RN). Foram 4.734 quilômetros percorridos, que contaram com surpresas para os pilotos e navegadores. Mais da metade da prova, 2.514 quilômetros, foi de trechos especiais.

Para os competidores de primeira viagem, a inovação foi o Sertões Experience. Pilotos e navegadores tiveram um trajeto especial durante os três primeiros dias do rali.

A Helimed esteve presente pela nona vez no Rally com toda a infra-estrutura aeromédica: 1 helicóptero, tripulação e mecânico.

Helicóptero Helimed na Abertura e
durante o Rally dos Setões 2008
Atendimento médico durante o Rally dos Sertões/2008

[voltar]

 

Todos os direitos reservados ® Helimed 2008